Retrato, homem e mulher jovens em situação íntima

Determinar o comprimento e perímetro do pénis

Medir o comprimento do pénis rígido

comprimento do pénis erecto deve ser medido enquanto estiver totalmente excitado. Coloca-se, sem pressão, uma régua ou um metro no pénis erecto e mede-se, a partir da barriga, a distância até à ponta da glande (fig. 1). Ao contrário da medição bone-press, na qual a régua é aplicada com forte pressão, a colocação livre de pressão da ferramenta de medição também considera a camada de tecido adiposo que envolve a parte inferior do órgão, permitindo determinar o comprimento realmente utilizável durante a estimulação. Por conseguinte, o resultado obtido pode ser diferente após aumento ou perda de peso

Na medição, deve ter-se em conta que o início da escala da régua não se encontra sobre 0 mm; por motivos de representatividade, o valor 0 está um pouco deslocado. Ao resultado podem ser acrescentados 3 - 5 mm. Exemplo: A medição deu o resultado de 15,0 cm e o início da escala, na régua, tem início depois de 5 mm. O pénis tem 15,5 cm de comprimento. 

Um metro flexível, posto sobre a face superior do pénis, é passível de dar resultado incorrecto com um pénis curvo para cima ou para baixo (de uma curvatura entre dois pontos fixos resulta sempre maior percurso do que de uma recta). Para que apesar das diferentes formas do pénis os comprimentos possam ser entre si comparados, deve ser medida a distância mais curta entre barriga e ponta do pénis.

Nota: A medição do comprimento do pénis rígido, feita por razões de praticabilidade clínica pelos urologistas, puxando pelo membro flácido, dá resultados semelhantes, visto que o comprimento máximo do pénis erecto não pode ser maior do que o flácido, em estado estendido. A fim de determinar em casa o comprimento do pénis erecto, deve dar-se preferência ao método acima descrito por ser a condição prévia para conhecer o tamanho real do pénis durante a erecção fisiológica. Esse tamanho pode ficar muito reduzido, por exemplo em caso de disfunção eréctil (ED).


Medir o comprimento do pénis flácido

Em estado flácido, não erecto, o pénis tem comprimentos diferentes, conforme as circunstâncias concretas. Para determinar o comprimento do pénis flácido, deve ser calculada a média com os valores de várias medições (ver a medição acima descrita e o exemplo seguinte). 

Medição Hora de medição Valor medido, em cm
1
  • de manhã, depois de se levantar
4,2
2
  • após o almoço
4,9
3
  • de noite, antes de se deitar
5,5
4
  • após a sauna
5,8
5
  • depois de tomar duche de água fria
3,6
6
  • 10 minutos após uma erecção
6,1
7
  • depois de praticar desporto
3,8
 
  • Valores somados: Medições
33,9
     
    33,9 : 7
Comprimento médio do pénis flácido: = 4,8 cm

Determinar o tipo de pénis: Pénis tipo carne ou tipo sangue

O tamanho do pénis tipo carne não é muito maior durante a erecção do que em estado não erguido. Em contrapartida, o pénis tipo sangue durante a erecção, ganha volume muito superior ao tamanho em estado não erguido. O pénis tipo carne corresponde a um membro com um factor de prolongamento não superior a 1,9 durante a erecção, duplicando quase o seu comprimento. Excedendo o pénis erecto o dobro (a partir do factor 2) do seu tamanho em estado frouxo, corresponde a um pénis tipo sangue. 

Exemplo de um pénis tipo carne (factor < 1,9):

  • Comprimento do pénis rígido
  15,8 cm
  • Comprimento médio do pénis flácido
: 9,9 cm
  • Factor:
= 1,6

 

Exemplo de um pénis tipo sangue (factor > 2,0):​

  • Comprimento do pénis rígido
  16,2 cm
  • Comprimento médio do pénis flácido
: 5,1 cm
  • Factor:
= 3,2

Medir o perímetro do pénis rígido

O perímetro deve ser determinado com o pénis totalmente erguido (rígido). Pôr um metro flexível em redor da parte inferior do pénis, sem exercer tracção sobre o metro e de forma que este fique bem justo ao membro. A espessura do pénis refere-se frequentemente ao perímetro.


Diferença entre perímetro (espessura) e diâmetro do pénis

Por vezes há confusão entre perímetro e diâmetro do pénis. O perímetro do pénis resulta da plena circunferência (fig. 1). O diâmetro é a ligação mais curta de um lado do pénis ao outro. Por ser impossível passar régua pelo pénis, o diâmetro só pode ser calculado. Em termos matemáticos, o perímetro do pénis corresponde 3,141 vezes ao diâmetro. O perímetro de 12,0 cm, por exemplo, dá este diâmetro: 12 dividido por 3,141 = 3,8 cm.

Esquema de um pénis erecto, com régua aplicada para determinar o comprimento
Fig. 1
Colocação correcta da régua para determinar o comprimento
Esquema de um pénis erecto com metro flexível para determinar o perímetro
Fig. 2
Medir o perímetro (espessura) do pénis
Perguntas + respostasMedir o pénis